Porque a informação tem sido parca e os acontecimentos nos parecem relevantes, um local onde se reúnem documentos.

São tão necessários quanto bem-vindos todos os contributos, independentemente das posições ou perspectivas assumidas perante os factos, para faladagrecia@gmail.com.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

21 de Dezembro de 2008

Documentos:

The revenge of normality shall not pass, neither at the Polytechnic nor anywhere else!

(Statement by the Occupied Athens Polytechnic, issued a few moments ago)

From Saturday 20th of December onward, following the clashes around the Athens Polytechnic (one of the tens of mass clashes between protestors and police that followed the assassination of 15-year old Alexandros Grigoropoulos) there has been strong speculation surrounding the occupation of the Athens Polytechnic.

Continuous information that has been coming in regarding a possible police raid in the occupied Polytechnic, combined with the strategic maneuvering of the riot police during the clashes, foretold the obvious: The police are preparing to raid the occupied university. Bypassing the senate, surrendering the Polytechnic to the police and the ministry of interior, the attorney general sent us an indirect yet clear message, with threats and blackmailing, that we have “a few hours” left.

We reply to them that the time we’ve got left is as much as the revolted part of the society decides and that we accept no ultimatums in this. That they’d better respect and fear all who participated, participate and will continue to participate in practices of revolt. It is precisely those, the thousands of revolted, of students, workers, unemployed, migrants and comrades that we call to a high alert at the space of the Polytechnic, ahead of the coming raid.

- We call everyone to a mass presence at the Athens Polytechnic campus

- We call for an open assembly today, Sunday 21/12 at 9pm

- We call for self-guarded concert of solidarity and financial support for the prisoners of the revolt. 6pm at the Athens Polytechnic

We shall have the last word

These days and nights belong to Alexis

Athens Polytechnic Occupation

21/12/08

(http://www.occupiedlondon.org)


Notícias:



Greek opposition widens lead over ruling party: polls

Nouvelle nuit de violence à Athènes

Athens Polytechnic occupation under imminent threat



Artigos:

Partir uma montra

O Daniel substituiu o parágrafo onde afirmava que os grupos violentos quase tinham destruido o movimento alterglobal por uma explicação mais alargada.

"Neste caso, como nas manifestações do movimento alterglobal, a violência de pequenos grupos é uma escolha, uma estratégia de comunicação de quem desistiu, ou não tem força, ou não tem capacidade de fazer política de outra forma. Em muitos casos tapam a cara e não se importam que sejam outros a responder perante o povo pelos seus actos. Ou, pior ainda, é puramente lúdica. Para partir uma montra basta uma pedra. A política que muda exige muito mais. Trabalho de sapa, de unidade, de argumentação. Sim, agora digo eu, não é um chá dançante."

Eu começo por dizer que do movimento "alter"global sei muito pouco. "Alter" foi um prefixo que a esquerda contigua ao Daniel escolheu para tentar limpar algumas conotações negativas destas mobilizações. Não creio que em algum momento tenha sido consensual um nome para o que se passou mas por facilidade de manejo uso e sempre usei "antiglobalização" ou "no-global". Dizer "Alterglobalização" é meramente cretino. Digo também que o que está em discussão não é uma posição de repúdio à violência mas a sustentação desta posição especifica.

Gostava de informar também que para partir uma montra não basta uma pedra. São necessárias pelo menos duas, uma para por o vidro plástico a vibrar e outra que atinja um ponto diferente por onde se romperá o vidro.

Repito que o Daniel ou é ignorante ou ardiloso. Os grupos "violentos" neste contexto, e em outros, nunca foram pequenos, principalmente porque a violência nunca foi sequer feita por "grupos" isolados. Sei que é uma história antiga da qual me dá preguiça falar mas veja-se qualquer um dos documentários amplamente disponíveis sobre Génova e como o grosso da violência ocorreu quando a policia pressionou a manifestação dos Tutti Bianchi e da Rifondazione e estes tiveram de responder para não serem massacrados. Isto não é uma fantasia revolucionária: veja-se o documentário feito a partir do que foi apurado em tribunal e os não poucos militantes da rifondazione a mandarem calhaus à policia, à revelia de muitos dos seus dirigentes. Há obviamente grupos cuja mobilização é exclusivamente motivada pelo confronto, de modo mais ou menos discutivel, mas é algo absurdo pensar que se esgotam nisso. Duvido muito que o Daniel se tenha sequer alguma vez cruzado com alguém que esteja organizado nesse modo.

A questão da identidade é antiga e acho desnecessário voltar a decorrer sobre ela. Que o Daniel a ponha nestes termos de "deixar que outros respondam por eles ante o povo" é extremamente pueril. Repito o básico: a policia tira fotografias e tira-as preventivamente, eu não quero que a minha actividade politica possa ser usada contra mim. O facto de o daniel assinar daniel e o rui assinar rui não lhes confere uma grama mais de dignidade discursiva do que eu assinar Party Program ou outros Rick ou Saboteur. Pensar que é uma especificidade cidadã que legitima uma opinião é algo bastante autoritário, aliás o nervoso miudinho que aflige quem se insurge contra esta prática é uma clara expressão das origens políticas dessa esquerda manhosa. Tal como o é pensar enquanto bárbara qualquer pessoa que não se expresse politicamente através de um reportório civico artificialmente consensual entre os poderes democráticos institucionalizados. Quando o Daniel assume que há quem atire um pedra por motivos meramente lúdicos mostra a tacanhez da sua reflexão e o profundo conservadorismo que a anima. Imaginamos que a missão do Daniel seja evangelizar os danados desta terra com instituições capazes de lhes resolverem os problemas. Felizmente não há muita gente que o leve a sério.

O Daniel termina com um dos meus modelos de danielada preferido: O de dizer uma enorme banalidade como se fosse um discurso do Martin Luther King: a politica faz-se com trabalho. Dêm-lhe um nobel pá.

Há toda uma geração de militantes de esquerda em Portugal cuja formação politica foi feita intimamente ligada ao PCP e ao PSR/BE, em parte porque não havia grande alternativa, e cujas vistas curtas sempre os impediram de sequer tentar perceber outros modos de actividade politica não organizados a partir das instituições. Não era preciso terem ido longe, aquilo que descobriram existir com o movimento no-global já existia há mais de 30 anos em Espanha, em França, na Alemanha, em Itália. Provocou no entanto em certos elementos uma cegueira voluntária, tingida de um certo tom de superioridade moral e intelectual que no fundo é só provincianismo. Quando o Daniel afirma que quem arremessa pedras à policia não têm qualquer sustentabilidade teórica ou construtiva fecha aos olhos a todo um mundo que em Portugal é algo subterrâneo mas que por exemplo em Itália e em Espanha tem muito mais força politica do que os amiguetes do BE.

Não sou o único a achar tudo isto, e quem o acha felizmente é capaz de o expor de modo bastante mais interessante do que eu, para além disso tem um nome a sério e não é um ilustre desconhecido. Até que enfim que alguém tem a coragem de afirmar o óbvio e chamar boçal a DO. Carlos Vidal no 5 dias

Party Program

(http://www.spectrum.weblog.com.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário